SOBRE VISEU

Breve História

Antiqua et nobilissima. Assim se define a cidade de Viseu numa legenda de brasão, tão antiga que impossível se torna contar o tempo desde a sua formação. De tal nobreza, que leva muito tempo a enumerar as residências de fidalguias antigas, a enumerar gente de bem, multiplicada em gerações de anónimos obreiros de bem servir.

A localização de Viseu tornou-a num mirante privilegiado ao longo dos séculos e há ainda vestígios da ocupação romana espalhados pela cidade. A Sé Catedral, situada no ponto mais alto da cidade, foi erigida no século XIII por cima de muralhas romanas e o mais antigo monumento de Viseu, a Cava do Viriato, são o que resta duma velha fortificação e torre de vigia romanas. A Muralha Romana, que faz parte da original muralha romana do século III que protegia a cidade, está ainda de pé.

Como a maioria das cidades medievais portuguesas, o centro histórico de Viseu é um labirinto de ruelas, muitas delas ladeadas por antigas casas nobres, que vão dar ao ponto mais alto da cidade, a Praça da Sé. Famosa pela capela-mor gótica, a original catedral do século XIII combina vários estilos arquitectónicos à medida que se foram fazendo acrescentos ao longo dos séculos. Junto à Sé fica o Museu Grão Vasco, que tem o nome do artista português do século XV que também deu o seu nome a um dos mais conhecidos vinhos da região. O museu alberga muitas das suas obras, incluindo os famosos 14 quadros da vida de Cristo que outrora embelezavam as paredes da Sé.

Para informações visitar este link.

Geografia

Viseu tem uma posição central em relação ao Distrito e ao Município, localizando-se no designado “Planalto de Viseu”.

É envolvida por um sistema montanhoso, constituído a norte pelas Serras de Leomil, Montemuro e Lapa, a noroeste a Serra do Arado, a sul e sudoeste as Serras da Estrela e Lousã, e a oeste a Serra que mais directamente influencia esta área, a do Caramulo. O município caracteriza-se por uma superfície irregular com altitudes compreendidas entre os 400 e os 700 m.

O clima de Viseu caracteriza-se pela existência de elevadas amplitudes térmicas, com Invernos rigorosos e húmidos e verões quentes e secos.

Lugares a visitar em Viseu

Sé Catedral de Viseu
Igreja da Misericórdia
Santuário de Nossa Senhora dos Remédios
Termas de São Pedro do Sul
Reserva Botânica de Cambarinho
Museu Grão Vasco
Museu do Caramulo