SOBRE PORTUGAL

ASPETOS GERAIS

Portugal continental está geograficamente situado na costa Oeste da Europa, na Península Ibérica. Faz fronteira a Norte e a Leste com a Espanha, a Ocidente e a Sul com o Oceano Atlântico, situando-se numa posição geoestratégica entre a Europa, a América e a África.
Para além do Continente, o território português abrange ainda as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, dois arquipélagos localizados no oceano Atlântico.
A estabilidade das fronteiras continentais, praticamente inalteradas desde o século XIII, torna Portugal um dos mais antigos países do mundo, com quase novecentos anos de história, e reflete a sua marcada identidade e unidade interna.

    GEOGRAFIA

    No território continental, o Tejo (o maior rio) divide o norte, montanhoso e planáltico, do sul, mais baixo e com menor relevo. A área estimada em 2010 do território português é de 92.212km2 com um número total de habitantes de 10.647 milhares.
    O agradável clima português é caracterizado por Invernos suaves e Verões amenos. Os meses mais chuvosos são os de Novembro e Dezembro; o período de precipitação mais escassa vai de Abril a Setembro.

      LÍNGUA

      A língua oficial da República Portuguesa é o português, adotado em 1290 por decreto do rei D. Dinis. Com mais de 200 milhões de falantes nativos, é a quinta língua mais falada no mundo e a terceira mais falada no mundo ocidental.

        MOEDA

        O Euro (EUR ou €) é a moeda comum para as nações que pertencem à União Europeia e que aderiram à zona Euro. As moedas de euro têm dois lados diferentes: um lado comum, europeu, mostrando o valor da moeda, e um lado nacional, mostrando um desenho escolhido pelo país membro da UE onde a moeda foi cunhada. Cada país membro tem um ou vários desenhos únicos a esse país.

        1 euro vale cerca de 1,3 dólar americano.
        Conversor de moedas

          CARTÕES DE CRÉDITO

          Em Portugal os cartões de crédito mais usados são: Visa, American Express, Dinners Club, Europay / Mastercard, JCB e Maestro.

            ELETRICIDADE

            Tensão: 220-240 volts
            As tomadas elétricas em Portugal (República Portuguesa) são um dos dois tipos do soquete elétrico do padrão europeu: O “Tipo C” Europlug e “E-Type” e “Tipo F” Schuko.
            Se tentar ligar o seu aparelho e este não coincidir com a forma destes soquetes, vai precisar de um adaptador de viagem para simplesmente mudar a forma de conectar o aparelho, para este coincidir com o tipo da tomada.

            Para mais informações detalhadas visitar este link.

              ENTRADA EM PORTUGAL

              Para entrada em território português os cidadãos estrangeiros necessitam de:
              Ser portadores de documento de viagem com validade superior, pelo menos em 3 meses à duração da estadia pretendida.
              Possuir um visto válido e adequado à finalidade da estadia. Este visto deve ser sempre solicitado numa missão diplomática ou posto consular de carreira português sedeado no estrangeiro.
              Dispor de meios de subsistência suficientes para o período da estadia.
              Não estarem inscritos no Sistema Integrado de Informação do SEF nem no Sistema de Informação Schengen.
              Para mais informações detalhadas visitar este link.